quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Algumas Notícias

Brasil é vaiado em conferência ambiental por causa de biocombustíveis
Brasília
Diplomatas brasileiros que negociam acordos ambientais na 9ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP-9), foram vaiados durante a reunião, que aconteceu em Bonn, na Alemanha, após votarem contra o “princípio da precaução” na produção dos biocombustíveis.
Minc indica Roberto Messias Franco para presidência do Ibama
Brasília
O atual diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) será o novo presidente do órgão. O anúncio foi feito agora há pouco pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Franco também é ex-superintendente do Ibama em Minas Gerais.
Em Curitiba/PR, polêmica marca reta final para implantação do reuso da água
A lei municipal que determina o reaproveitamento da água em novas construções feitas em Curitiba entrará em vigor no próximo dia 30.
A partir dessa data, todos os projetos apresentados na prefeitura para a obtenção de alvará terão de seguir as novas normas, que permitem diminuir o consumo de água no município. A medida vale para edifícios residenciais, comerciais e industriais.
Apesar da proximidade da data, a medida ainda provoca muito polêmica. Entidades de classe alegam que a nova legislação contém itens que são muito difíceis de serem cumpridos e outros que comprometem a segurança e a saúde dos moradores.
Segundo o Sinducon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná), os custos das novas obras devem crescer em 15% por conta das modificações impostas pela medida.
Uma comissão da Secretaria Municipal de Urbanismo está trabalhando na regulamentação da lei (10.785, de 18 de setembro de 2003), que determina a implementação do Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações. O grupo é formado por técnicos da secretaria, representantes de entidades ligadas à construção civil, Instituto dos Engenheiros do Paraná e Conselho Regional de Engenharia do Paraná (Crea-PR), além de professores universitários.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, apesar da existência de "pontos de preocupação", a regulamentação final deverá estar pronta até o fim do mês.A maioria dos itens estabelecidos pela lei não provoca contratempos entre os participantes da comissão. Mas pelo menos um ponto está criando muita discussão, com posições diametralmente contrárias e dúvidas sobre a viabilidade de implantação. Ele trata da reutilização das chamadas águas servidas - aquelas utilizadas no banho, pias, cozinhas e para lavar roupa.
A lei, de autoria do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), prevê que as novas edificações armazenem essas águas e as reutilizem nas descargas dos banheiros.
Fonte: Ambiente Brasil

Nenhum comentário: