quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A AGUA NO CORPO HUMANO

QUARTA-FEIRA, 21.01.09

Meus amigos, fala-se tanto em água, na sua falta futura, seu consumo, sua poluição e numa gama enorme de tecnologias para seu controle, recuperação e assim por diante.

Quando a incrível Mena se formou em Nutrição (diga-se de passagem com melhor nota de todo curso), ela me mostrou alguns artigos sobre as relações e reações da água em nosso organismo, foi quando verifiquei meu desconhecimento e importancia do assunto.

Resolvi postar para voces alguns artigos, para valorizarmos ainda mais este recurso natural.

Viva a Mena!!!!!!! depois tem mais.......

Água


A água ("hidróxido de hidrogênio" ou "monóxido de hidrogênio" ou ainda "protóxido de hidrogênio") é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calota polares, mas também em outros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aqüíferos ou gelo. A fórmula química da água é H2O.


A água no corpo humano


O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na média, a proporção de água no corpo humano é idêntica a proporção entre terras emersas e águas na superfície do planeta Terra. Estranha coincidência. Melhor não tirar nenhuma inferência ou conclusão. O percentual de água no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade, como na vida psíquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. A seiva parecer diminuir ou ficar mais concentrada. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratação. É como se nos idosos metade da existência fosse água e o resto, sólidas resíduas7 e recordações. No próprio corpo humano, os teores de água variam. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água.





Como toda essa água entra no corpo humano? Menos da metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de copos de sucos, cerveja, água mineral, água fresca da moringa etc. Uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%). Vegetais existem para ser bebidos e não comidos. Eles contém uma porcentagem enorme de água: alface (95%), tomate (94%), melancia (92%), couve-flor (92%), melão (90%), abacaxi (87%), goiaba (86%) e banana (74%).

Toda água que entra no corpo, sai. Caso contrário seria um enorme ganho de peso, cotidiano. Um quilo por litro. Como a água sai do corpo humano? Cerca de 20% sai pela transpiração e mais 15% pela respiração. Essas porcentagens podem variar segundo o grau de atividade de cada indivíduo. Pelas urinas e fezes é excretado o essencial da água absorvida (65%).


Direitos autorais: Referência obrigatória quando da utilização deste material:MIRANDA, E. E. de. Água na natureza, na vida e no coração dos homens. Campinas, 2004. Acesso em: 02 abr. 2004).


5 comentários:

Ora pois.... disse...

Obrigada amor! Continua. Estás no bom caminho...beijinhos

Anônimo disse...

oiiiiiiiiiiiiiiiii amor comp vai cleitinho sua piça ta dura para enfiar no meu cu ne eu aceito ta bom

vanderleu disse...

que mina idiota,bom, tb pode ser viado

Anônimo disse...

Tudo bado d viado

Anônimo disse...

ixi tudo viadoooo.. que isso olha o respeito.. vlw